sexta-feira, 27 de março de 2009

SEPPIR dificulta a participação da Sociedade Civil em Durban

Há tempos este blog informa que o processo de Durban via SEPPIR não estava conversando com a sociedade civil, e não só isto, mas escapando e fazendo o possível para não estar ou prestar informações sobre o processo de Durban.

Pois bem, eis que ontem, dia 26 de março de 2009, a SEPPIR deixou isto bem claro ao informar que do total de vagas disponíveis para acompanhar o processo, apenas 3 seria para a sociedade civil. Ora que pressão se espera que a sociedade civil faça deste modo? a resposta a dar a isto parece que é exatamente o esperado, nenhuma...

Parece que aquele encontro entre SEPPIR e sociedade civil em meados do ano passado já mostrava o futuro desta relação complicada.

Diante deste posicionamento da SEPPIR, as entidades presentes organizaram abaixo-assinado questionando o posiocionamento da SEPPIR quanto a sua resistência em ter a sociedade civil participando de Durban.

Talvez isto só formalize num plano mais alto, o quanto a SEPPIR sempre foi distante dos movimentos sociais, mas infelizmente uma ação contra isto, de nossa parte, ainda não foi tomada.

E tomara que uma mudança de atitude da SEPPIR não nos desvie de um problema que não vai acabar por conta de Durban.


Segue o conteúdo do abaixo-assinado:




Ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Secretaria de Políticas de Promoção Racial, Edson Santos

Assunto: Participação da Sociedade Civil na Conferência de Revisão de Durban


Excelentíssimo Senhor


A sociedade civil reunida nas instalações do Ministério das Relações Exteriores no dia 26 de março de 2009, atendendo a uma convocação da Seppir e do MRE, recebemos com preocupação a informação de que a delegação oficial enviada à Conferência de Revisão de Durban em Genebra (20 a 24 de abril de 2009) contaria somente com 3 representantes da sociedade civil, sendo somente dois afrodescendentes.

Nossa preocupação e perplexidade refere-se ao fato desta representação não garantir o reconhecimento do papel protagônico que a sociedade civil brasileira teve e tem, especialmente afrodescendentes em todo o processo de Durban. Esta sub-representação não atende, inclusive, aos termos acordados na Declaração e Plano de Ação de Durban e tampouco corresponde aos termos do documente de revisão negociado até o momento.

Assinalamos também que o Brasil tem, nos anos recentes, contado com uma relação entre governo e sociedade civil nas Conferências multilaterais marcada pela paridade.

Por outro lado, o papel de negociação exercido pela sociedade civil tem sido importante e complementar ao trabalho de representantes governamentais em diferentes fóruns, o que têm contribuído sobremaneira para a qualidade dos resultados alcançados até aqui.

Neste sentido, solicitamos a manutenção dos critérios de paridade para a inclusão da sociedade civil – e de representantes afrodescendentes – na delegação.

Edna Roland – Grupo de Especialistas Eminentes para Acompanhamento de Durban

Movimento Negro Unificado

Geledés – Instituto da Mulher Negra

Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileira/AMNB

Intecab

Niger Okan

Coordenação Nacional de Entidades Negras

Instituto Baobab – Educação, Gênero e Culturas Negras

Coletivo de Entidades Negras/CEN

Unegro

Comunidade Bahai

Instituto Maluga

Articulação de Mulheres Brasileiras

Grupo Dandaras do Cerrado

Ilê de Oxumare

Fórum Nacional de Mulheres Negras

Coordenação Nacional de Quilombos

INSPIR/ CUT

CEERT

IARA – Instituto de Advocacia Racial e Ambiental

Centro de Referência Negra Lélia Gonzalez

Articulação Nacional de Juventude Negra

Agentes de Pastoral Negra/APN

Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação

2 comentários:

Anônimo disse...

È lamentável que a Seppir, que deveria fazer a ponte de interlocução entre governo federal e sociedade civil, garantindo a participação de ambos, pois a conferência de revisão de durban é um acontecimento de importância absoluta, e de definições, se comporte dessa maneira,demonstrando a sua incapacidade política.

Anônimo disse...

A culpa é nossa fazer o q?
Poderiamos ter feitomais, organizado sem pensar a Seppir, e só no final comunicá-la, pois seris obrigatório, mas foram ficar esperando migalha, passage, e agora? Se deram mal
A Seppir não quer SC lá atrapalhando, pois isto ela faz sozinha e muito bem...
e o q será dito pela Seppir em Durban, alguém sabe? alguma parte do mov. negro se organizou p/ isto? não.
quer dizer, só alguns jovens negros ganharam uns sobre Durban, vide o tal evento no RJ rolando na sorrateira, o evento, digo, pois a compra dos pretinhos e pretinhas jovens rolou bem antes e com dinheiro público, uma baixaria, uma vergonha.

Temos muito o q aprender, e tomara q este episodio da Seppir ajude nisto, que nos estabaquemos com todo o gosto no chão neste episódio, pois quem pode dizer q não merecemos?
Merecemos sim...