sábado, 31 de janeiro de 2009

O que está acontecendo com a Revisão de Durban no Brasil


Boa Tarde


A Equipe Durban vem à público, informar que a última barreira sobre o silenciamento de Durban foi ultrapassada, e tendo como único objetivo, informar sobre o que está acontecendo no território nacional sobre a Revisão do Plano de Ação, e assim como tantos outros entender porque o assunto está sendo tratado ao som de poucas vozes, viemos à público informar o seguinte:

O blog Revisão de Durban tem buscado facilitar o acesso à informações de Durban, e antes de qualquer indagação dos motivos, ninguém está de viagem marcada e/ou ganhará a mesma a partir daqui, não é do interesse do grupo.

O que nos interessa é que acreditamos que todo e qualquer encaminhamento sobre questão racial deve ser uma informação ao alcance de todos, assim como deveriam estar fazendo as instituições que compareceram à uma reunião realizada no dia 15 de janeiro de 2009, em Brasília para discutir Durban.

No mês de Abril, em Genebra ocorrerá o debate sobre a Revisão do conteúdo do documento, e onde os países que assinaram o Plano de Ação de Durban levarão à público os avanços e retrocessos. então é importante saber o que o Estado Brasileiro dirá sobre ações afirmativas, acesso ao mercado de trabalho, desigualdade racial, saúde da população negra e etc.

Voltando à questão, no dia 15 de janeiro de 2009, não podemos precisar o local, nem quais eram os presentes na mesma, mas seguindo as informações que recebemos, algumas entidades negras foram chamadas a participar desta tal reunião e a dar sugestões sobre os rumos de Durban. Nesta reunião, a Divisão de Direitos Humanos do MRE estava presente, e esperamos, sinceramente que os rumos desta reunião sejam esclarecidos com uma Nota Oficial nos site da SEPPIR e MRE.

Vamos todos acreditar que o problema foi não pensar os canais de informação pública adequadamente, e que logo este probleminha será sanado, pois seria muito complicado no atual contexto e governo pensar de outra forma...

Sendo assim, os contatos da Divisão de Direitos Humanos do MRE seguem para todas as entidades e cidadãos e cidadãs que desejam ser sujeitos no processo, e que também solicitarão que a agenda existente para Durban seja disponibilizada em mídia oficial, onde todos terão acesso à informação.

Informamos, ainda, que as entidades e pessoas que receberam o e-mail citado abaixo, onde repetimos, não podemos precisar quais estavam presentes na reunião, também estão recebendo este em cópia oculta, não as privaremos de saber o que está acontecendo, pelo contrário, esperaremos algumas destas pessoas e entidades tragam luz ao ocorrido.

E claro, segue também com cópia para os integrantes da comissão do MRE e o relações exteriores, acreditamos da SEPPIR.

É interessante pensar que na época do governo FHC em comparação ao atual, o debate de Durban foi bem mais aberto, não perfeito, mas aberto... E sendo assim, seria trágico dizer que no atual governo, o retrocesso foi ímpar... Ainda há tempo.

A representatividade negra num processo como este não pode ser a voz de poucos, ela precisa e deve ser a voz de muitos, e para isto, nos colocamos como meio de informação, pois informação é poder, e aqui distribuíos a todos que queiram fazer parte do processo: O que queremos dizer sobre o Plano de Ação de Durban? O que conseguimos? O que efetivamente saiu do papel?

A resposta deve ser dada por todos nós...


Segue o conteúdo do e-mail recebido pelas entidades que estavam a par da reunião...

-------------------------------------- INÍCIO DA MENSAGEM -----------------------------------

From: Bruna Vieira de Paula <bpaula@mre.gov.br>
Date: 2009/1/14
Subject: Comentários e sugestões sobre o processo de revisão de Durban
To: ...
Cc: Carlos Eduardo da Cunha Oliveira <ceduardo@mre.gov.br>, "marcia.canario@planalto.gov.br" <marcia.canario@planalto.gov.br>

Prezado (a) Senhor (a),

Muito agradeceria que as entidades da sociedade civil, que não puderem estar
presentes na reunião do dia 15.01, enviem para o meu email comentários,
sugestões ou propostas para o processo de revisão de Durban.

Atenciosamente,

Bruna Vieira de Paula
Ministério das Relações Exteriores
Divisão de Direitos Humanos
+55 661 3411 8649



-------------------------------- FIM DA MENSAGEM ------------------------------


Com o sentimento de dever sendo cumprido...



Equipe Blog - Revisão de Durban
(Brasil)



--
The World Conference against racism, racial discrimination, xenophobia and related intolerance - Durban Review 2009
Blog - http://conferencedurban.blogspot.com/ em protuguês.