quarta-feira, 18 de março de 2009

Atualizando as informações: Finalmente... o processo Durban no Brasil

Bom Dia

Depois de várias dúvidas e perguntas, finalmente temos informações sobre o processo de Durban no Brasil de forma mais aberta e transparente.

Nos dias 12 e 13 de março de 2009, ocorreram dois eventos em Brasília: a discussão de Durban e a II CONAPIR.

O debate sobre Durban veio a esclarecer parte das dúvidas e indagações que tem sido feitas sobre o que está acontecendo no Brasil.

Primeiramente, o processo de debate foi aberto e muitas entidades do Movimento Negro vieram a participar, não sei se isto significa informar, mas que muitas outras estiveram lá, into é fato...

DETALHANDO AS INFORMAÇÕES

A primeira coisa a dizer é que boa parte das organizações presentes foram as mesmas que participaram, em nome do mov negro como delegados/as da XI Conferencia de Direitos Humanos. Assim que obtiver o nome dos presentes, informaremos aqui no Blog.

A segunda, e não menos importante é que existe uma delegação de Estado, mas não há informe de apoio à Sociedade Civil na esfera orçamentária, o que foi solicitado neste encontro às entidades foi que enviassem informações e contribuições para colaborar no processo de Durban.
Também buscaremos saber o nome destes integrantes, e as formas de contato, assim como, quando saberemos o que efetivamente será levado à Conferência.




OS DOCUMENTOS QUE NORTEIAM O DEBATE

Para contribuir, efetivamente, se faz necessário que leiam as documentações organizadas pela SEPPIR, e também o último relatório sobre a Proposta do Documento, que um amigo de Genebra nos disponibilizou em espanhol há um mês atrás

Apesar de terem feito uma versão do site em espanhol, as informações continuam em inglês, o que significa que um continente inteiro falando espanhol e mais um pouco, assim como os países de lingua portuguesa não é motivo para que devam ter direito à informação. Um fato lamentável...

Link para download em espanhol do último debate sobre o documento que será a base para o debate de 20 a 24 de abril de 2009 em Genebra: http://rapidshare.com/files/197717447/DRC_RevisedVersionUN.ESP.03-02-09.pdf.html

Fonte: http://conferencedurban.blogspot.com/2009/02/traducao-nao-oficial-da-proposta-de.html

Voce também vai encontrar muitos documentos aqui: http://www.un.org/spanish/durbanreview2009/sessions.shtml



DOCUMENTOS DISPONIBILIZADOS PELA SEPPIR

Segue o link para download de todos os documentos enviados pela SEPPIR - http://rapidshare.com/files/210685168/doc_enviados_seppir.zip.html

INSTRUÇÕES PARA DOWNLOAD:
1- Quando o link se abrir, clique no botão FREE USER...
2- Aguarde a contagem dos segundos para download.
3 - Clique no botão redondo escrito DOWNLOAD, e escolha a opção SALVAR ARQUIVO
4- Pronto !!! Agora voce pode descompactar e ler todos os documentos....


PROGRAMA UTILIZADO PARA DESCOMPACTAR : 7-ZIP (Descompacta nos formatos: ZIP, RAR, 7-ZIP (.7z), BZIP2 (.bz2, .tbz2, .tar.bz2), GZIP (.gz, .tar.gz, .tgz, .taz), Microsoft e InstallShield Cabinet (.cab, .imf; .1, .lib), LHA (.lha, .lgh), ARJ, LZW (.z, .zoo), YZ1)
DOWNLOAD: http://superdownloads.uol.com.br/download/165/7-zip/


ENTIDADES QUE ESTARÃO EM DURBAN

Bem... que questão complicada, pedir a SEPPIR que seja transparente sobre os encam,inhamentos quando as próprias entidades do movimento negro que estarão lá não possuem esta noção de transparência, a pergunta que fica é: o que farão lá? Mostrarão serviço aqueles que custearam e custeam todos os seus custos, pois falar em nome do movimento negro, e da população interessada é que não é o principal foco, o que podemos comprovar facilmente pela FALTA DE TRANSPARÊNCIA destas entidades, que continuam caladas, e no retorno, ainda terão a audácia de sair por aí dizendo que foram falar em nosso nome.
Assim fica muito difícil...







Um comentário:

www.helifidelis.blogspot.com disse...

Sirvo-me deste também para questionar a falta de comunicação não só da Seppir, mas também da Fundação Palmares, e principalmente dos Conselhos Estaduais que se sentem legitimados pela população de origem afro-descendentes. Como militante de Mov. Org. também tenho criticado veementemente tal postura, inclusive acho que a sociedade negra da década de 30 era mesmo mais eficiente do q a de hoje. Diversos veículos de comunicação da população negra nasceram e pereceram mas tinham um objetivo único, a informação. Hoje com todos os avanços e facilidades continuamos reféns da informação. O século XX foi sem sombra de dúvidas o século da informação só nós não evoluimos, a grande oportunidade para iniciar-mos uma nova luta neste contexto´será a II CONAPIR com a criação de um catálogo de todos os endereços de entidades oficiais ou não para posteriormente criarmos um núcleo de informações em circuíto nacional. Desta maneira poderemos socializar as informações do nosso cotidiano. Só hoje tomei conhecimento deste importante meio de comunicação, por acaso durante navegação. Parabéns! Até breve!